domingo, 15 de agosto de 2010

Os 4 fatores


Bom, nesse primeiro post vou abordar aspectos muito básicos dos caminhos para se construir um corpo saudável e belo aos olhos de quem o tem. 
Há uma série de fatores que irão determinar seus ganhos em exercícios físicos, seja qual for o ganho e seja qual for o exercício. Como o foco do assunto desse post e de todos os outros de um modo geral, será o treinamento de musculação, destaco 4 fatores principais que irão ditar seus ganhos: Genética, alimentação, treinamento e descanso.
Quando analiso esses 4 fatores concluo que só não tem o corpo que deseja quem não quer! Se dos 4 quatro eu tenho domínio de 3, ou seja, da maioria, isso significa que tenho grandes chances de ter o domínio da forma e do quanto saudável meu corpo será. Então, se você é como eu que tem uma genética desfavorável, não se esqueça de que basta dominar os 3 que você tem controle que os resultados virão! Então, nada de desculpas!
Por que alimentação, treinamento e genética são tão importantes? Bom,  no caso de um gordinho.. ele pode treinar como um louco. fazer horas de exercícios aeróbicos, mas se ele comer compulsivamente não irá obter resultados satisfatórios! E ainda digo que o exercício funcionará como uma armadilha, já que seu metabolismo irá ficar mais acelerado e ela irá comer ainda mais. O mesmo vale para quem busca músculos... Como dizem, de que adianta treinar como um cavalo e comer como um pássaro? E de que adianta levantar pesos e fazer inúmeras séries se eu não deixo meu músculo se reconstruir, se recuperar....? Descansar é fundamental!
Bom, com esses princípios básicos e uma pequena introdução sem nada de muito complexo inicio esse blog
Apesar de definir esses 4 princípios, e pregar o domínio de 3 deles é importante lembrar que o maior domínio que deve existir é o da mente sobre o corpo e não do corpo sobre a mente. De nada vale um corpo saudável quando não se tem uma mente saudável. Busca pela forma ideal segundo o conceito de quem realiza a busca não pode se tornar algo patológico. Treinar forte, alimentar bem, descansar bem, mas sempre vivendo a vida!

Um comentário:

  1. Nossa!
    Muito obrigado, você esclareceu muitas coisas pra mim!
    Continua assim que você irá longe !
    Aguardo ansioso pelos próximos

    ResponderExcluir