quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Domináveis: Alimentação II

Hoje irei finalizar o que penso serem os conceitos básicos para se ter uma boa alimentação.
Primeiramente devemos entender que em uma alimentação padrão deve conter todos os macronutrientes. O que seria uma dieta padrão? Uma dieta que não seja "alternativa", como a cetogênica ou carb ciclyng que eu irei detalhar melhor em posts futuros.
Sendo assim, irei detalhar algumas informações a respeito de cada um dos 3 macronutrientes e sua relação com a nossa alimentação.
Os carboidratos são o principal substrato energético para o nosso corpo. As fontes que defino como melhores e que costumo usar são: Batata doce, macarrão integral, batata inglesa, aveia (em flocos pois a em farelo é o "resto" da produção e tem o IG mais elevado), inhame, arroz integral e pão integral (cuidado com o pão pois este tem muito sódio). "Poder" comer carboidrato varia de pessoa pra pessoa e isso está ligado à descendência de cada um. Geralmente pessoas de etnia de povos caçadores têm uma relação pior com o carboidrato e devem controlar bem o seu consumo, pois caso contrário, irão engordar. As melhores horas para se comer carboidratos são ao acordar e após exercícios físicos, porque estas são as horas em que há melhor sensibilidade insulínica.
Por que nas vitrines de lojas de suplementos há sempre potes gigantescos de proteína? Pois esta é utilizada na "reconstrução" do seu músculo, após "destruí-lo" durante o exercício e para outras importantes funções no organismo. Sem ela, não há desenvolvimento muscular, então sugiro dar uma atenção especial a ela. A quantidade de ingestão varia de acordo com o histórico de problemas renais de cada pessoa e do nível de intensidade da atividade física. Para quem treina forte não recomendo quantidades maiores do que 3g por kg de peso corporal. Dentre outros fatores, o custo benefício da dieta fica prejudicado com quantidades superiores a essa. Para pessoas que praticam atividade física moderadamente recomendo 1,5g de proteína por kg de peso corporal. E quais as melhores fontes? Sem dúvida as animais, não sou um grande fã de fontes vegetais de proteína e irei dedicar um post somente para isso futuramente.
A menos que você esteja querendo perder peso, não retire a carne vermelha da sua dieta... Mantenha pelo menos umas 2 vezes na semana. Não se esqueça dos peixes, clara do ovo e é claro, do frango!
Gorduras, as grandes inimigas da boa forma? BALELA! Gorduras ruins sim, mas gorduras boas são extremamente necessárias para serem utilizadas pelo nosso organismo, são necessárias para a síntese de testosterona, por exemplo. Cerca de 15% do total de calorias consumido deve ser proveniente de gorduras. Mas o que são gorduras boas? As gorduras de origem vegetal e o Omega 3. As melhores fontes são: Azeite de oliva, óleo de coco, linhaça (para os homens não se empolguem pois já li estudos que relacionam o consumo de linhaça com queda dos níveis de testosterona), castanhas e peixes ricos em Omega 3.
Irei dedicar um post só para os micronutrientes, por isso nem mencionei a sua importância e as fontes de cada um deles. Mas já adianto que são extremamente importantes, então não se esqueçam de comer frutas, legumes e verduras! Cores, muitas cores!
Me empolgo ao falar de alimentação, por isso esse post acabou ficando com um tamanho maior do que eu esperava e isso porque não coloquei várias informações que gostaria de ter colocado. Mas é isso, o próximo post da "série" dos domináveis será sobre treinamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário