segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Domináveis: Alimentação I

Os próximos posts serão uma espécie de continuação do primeiro, em que eu irei detalhar cada um dos 3 fatores que defini como domináveis. Escolhi a alimentação primeiro por ser mais geral, ou seja, mesmo quem não treina musculação pode aplicar na vida certos conhecimentos sobre uma boa alimentação.
Para entender a importância de uma boa alimentação é preciso saber o que significa anabolismo e catabolismo. Ao longo das postagens irei citar muito essas duas palavras. Sugiro associar na cabeça anabolismo a construção e catabolismo a quebra. Sabendo isso, vamos lá.
Antes de mais nada, uma coisa que me perguntam muito e que de certa maneira me incomoda são dietas de um modo geral. Dietas tendem a não dar certo. Pode parecer clichê, mas deve-se ter em mente a reeducação alimentar. Não me canso de ver pessoas insatisfeitas com seus corpos fazendo dietas mirabolantes, como aquelas de revistas que prometem corpos sarados em semanas. Pode até ser que tenham um certo resultado, mas este não será duradouro, e o famoso efeito sanfona não faz bem para seu corpo tanto esteticamente quanto no que diz respeito à saúde.
Não acho que não devemos fazer dietas, mas dietas só tem efeito em pessoas que tem hábitos alimentares corretos.
Bom, um principio básico para uma boa alimentação é ingerir alimentos no máximo de 3 em 3 horas. O objetivo irá ditas o tamanho das porções, porém independente da dieta, de um modo geral, deve-se comer no máximo de 3 em 3 horas. Para que? Para evitar o catabolismo (quebra, como havia dito). Entendam o catabolismo como um grande vilão, que está associado a perda de massa muscular e a liberação de alguns hormônios que não são interessantes para quem quer ter um corpo saudável. Assim, estaremos sempre em anabolismo, mantendo e construindo a massa muscular que temos! Além disso, comendo em intervalos de tempo pequenos você evita abusos relacionados a fome, escolhendo alimentos errados! É muito mais fácil cair na tentação de guloseimas quando se está faminto!
Os macronutrientes são: Proteínas, Carboidratos e gorduras. Comendo-se boas fontes deles e nas proporções corretas aliado a micronutrientes temos uma boa alimentação.
No próximo post irei continuar com informações sobre alimentação, colocarei informações mais detalhadas sobre como montar uma boa "dieta", escolhendo alimentos certos e nas proporções corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário