quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Domináveis: Descanso

Há um tempo li um artigo de um americado envolvido com treinamento de hipertrofia. Achei melhor começar o post dos domináveis sobre descanso com esse artigo porque ele realmente choca e faz a gente perceber o quanto o descanso é importante pra se construir músculos e, consequentemente um corpo saudável.
Não me lembro o nome do autor, nem o título do artigo nem nada do gênero. Mas a história realmente me marcou. Era algo como um treinador que lançou um desafio para fisiculturistas. Disse que se eles se sujeitassem as orientações dele por uma semana, eles teriam um certo aumento no diâmetro de seus braços.
Então, todos os fisiculturistas foram para um hotel onde o treinador os aguardava para orientações. Todos eles estavam querendo saber qual seria o método de treino, o tipo de exercício inventado pelo treinador ou algo dessa natureza. O treinador simplesmente disse para todos DESCANSAREM. Tiveram esses dias de folga e apenas dormiram (isso inclui horas de sono forçadas), relaxaram a beira da piscina e coisas assim... A regra era descansar!
Ao final do tempo determinado pelo treinador (uma semana se não me engano), os fisiculturistas apresentaram o crescimento que o treinador disse que teriam! Sim, isso mesmo... Sem levantar um único halter!!
Como isso é possível?! Esses atletas provavelmente treinavam diariamente, intensamente, sem nenhum ou com pouquíssimo tempo de descanso. E é importante dizer que o músculo cresce no descanso e não no treino! O que ocorre no treino é que o músculo fica rígido devido às contrações realizadas, porém esse efeito tem seu fim completo em no máximo 48 horas. O crescimento muscular se dá, de fato, no descanso. Quando as "lesões" causadas propositalmente pelo treino são "curadas", ocorrendo assim a hipertrofia muscular (aumento do tamanho da célula muscular).
Seu músculo precisa de em média 48 horas para se "recuperar". Sendo assim, se você treinou bíceps na segunda, espere no mínimo até quinta feira para treiná-lo de novo!
Demorei 3 anos pra aprender o que vou dizer agora... Na verdade não, me diziam mas eu não dava ouvidos. Lia e ouvia os mais experientes falarem que a cada "ciclo" de treinamento deveria se ter um tempo de "OFF". Ou seja, um tempo para apenas descansar. Isso é importantíssimo para que o proximo ciclo seja produtivo e também para fazer com que o que passou tenha sua produtividade "efetivada".
Sugiro que esses ciclos durem de 6 a 8 semanas e que o descanso dure de 1 a 2 semanas.
Uma parte fundamental do que tenho como descanso é o sono. Ele está ligado a um grande aliado de quem deseja um corpo bonito e saudável... O GH (hormônio do crescimento). Ele é tão importante que irei dedicar um post só para ele futuramente.
Sugiro 9 horas de sono para quem pratica atividade física intensa e no mínimo 8 horas de sono para as pessoas de um modo geral.
Relaxe,descanse e durma.
Bons treinos, bons sonhos e bons ganhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário