sábado, 21 de agosto de 2010

Domináveis: Treinamento

Toda rotina de treinamento é boa até que seu corpo se acostume com ela.
Decidir começar a série domináveis sobre treinamento com essa frase, pois na minha opinião é aí que muitos erram.
Quando algum amigo me procura dizendo que pararam seus ganhos na academia. A primeira coisa que pergunto é: A quanto tempo você está seguindo sua rotina atual?
É bem comum eu ouvir respostas como: 4 meses, 5 meses e até 1 ano!
Então, sugiro que cada rotina de treinamento tenha por volta de 2 meses. Variando alguns exercícios, utilizando técnicas de aumento de intensidade diferentes e até variando o número de repetições para trabalhar tipos de fibras musculares diferentes.
Outra coisa que costumo ouvir de amigos insatisfeitos com seus ganhos é: "Me mato de treinar, fico 2 horas na academia e não consigo resultados!".
Treinamento até é, de certa forma diretamente proporcional a ganho muscular. Mas essa lógica é finita. Ou seja, nossos treinos devem ter um certo limite de tempo. Esse tempo não deve passar de 1 hora, 1 hora e 15 minutos.. Passando muito disso, nossos níveis de cortisol estarão elevadíssimos, nossa glicose e glicogênio lá em baixo.. Ou seja, estaremos em estado catabólico intenso e é possível que ao invés de construir músculos possamos "destruir" os que já temos!
Se você é iniciante, não vá na academia mais de 3 vezes na semana. Se você tem uma recuperação muscular lenta, ou seja, fica dolorido vários dias e chega ao treino seguinte exausto, não vá treinar mais do que 4 vezes na semana.
Vou me conter mais nesse post pois o ultimo achei muito grande. Então vou encerrar com uma dica que depois que ouvi, passei a seguir e isso mudou minha relação com o treinamento pra melhor.
Escute o seu corpo sempre. Se ele estiver "pedindo" descanso, dê isso a ele! Treinar cansado, quando seu corpo mal obedece a seus comandos não é uma boa idéia!

Um comentário:

  1. Essa dica ai eu já ouvi no carro!
    hahahah
    tá mandando bem a vera irmao, blog tá irado!!

    aquele abraço!

    ResponderExcluir